Assessoria de Marketing x Agência de Marketing: qual vale a pena contratar?

Assessoria de Marketing ou Agência de Marketing: Qual é melhor para a sua empresa? Descubra agora e contrate o parceiro certo.

Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck
CEO da Data-Driven Marketing

Assessoria de Marketing x Agência de Marketing: qual vale a pena contratar?

Será que você precisa de uma assessoria de marketing ou de uma agência de marketing para impulsionar seu negócio?

As duas existem para ajudar você a vender mais, conquistar mais clientes e ter sua marca reconhecida, mas os métodos e serviços são totalmente diferentes e isso implica diretamente no resultado.

Basicamente, a agência tem um foco mais operacional, orientada a pacotes de serviços, enquanto a consultoria e assessoria oferece inteligência e estratégia para a sua empresa, além de um escopo aberto e um posicionamento enquanto parceiro de negócio.

Antes de assinar o contrato, recomendo que você leia este texto para ter certeza de que está escolhendo o parceiro certo para o seu momento e objetivos.

Continue lendo e decida qual empresa vale mais a pena.

Definição de Assessoria de Marketing e Agência de Marketing

Assessoria de marketing e agência de marketing são prestadoras de serviços que se dedicam a ajudar empresas a conquistar clientes, promover sua marca e ter sucesso no mercado.

Mas, apesar do objetivo em comum, elas têm formas de atuação muito diferentes.

Vamos começar entendendo o que cada uma faz:

Agência de marketing

Uma agência de marketing é uma empresa que presta serviços de marketing, comunicação e publicidade, formada por equipes de criativos, técnicos e estrategistas que atendem diversos clientes (contas).

Ela pode ser focada em branding, marketing digital, live marketing, eventos, trade marketing, mídia paga, desenvolvimento web e várias outras áreas.

Existe também a chamada agência “full service” ou 360, que integra todas as frentes do marketing online e offline para oferecer uma solução mais completa (mas não tão especializada).

Basicamente, a agência se responsabiliza por toda a execução do seu projeto de marketing, seja uma campanha publicitária com alcance nacional, uma campanha de incentivo para os colaboradores ou uma ação com influenciadores nas redes sociais.

Ao contratá-la, você especifica seus objetivos para o atendimento e deixa o trabalho nas mãos de planners, designers, redatores, desenvolvedores, analistas de mídia, produtores e outros profissionais que se encarregam de dar vida à campanha ou ação.

Assessoria de marketing

A assessoria de marketing presta serviços de aconselhamento, apoio e assistência às empresas, indo muito além do operacional de campanhas.

Geralmente, as empresas do ramo unem a consultoria e a assessoria para oferecer um trabalho completo de diagnóstico, desenvolvimento de estratégias e implementação do projeto de marketing.

O serviço é totalmente personalizado e os profissionais envolvidos se destacam pela ampla experiência na área de atuação.

Além disso, a assessoria atua desde as bases do marketing, compreendendo a jornada de compra do cliente e o processo de vendas de ponta a ponta, para então diagnosticar a situação do negócio e orientar as ações e mudanças necessárias — ou colocar o plano em prática, conforme o escopo do serviço.

Principais diferenças entre assessoria de marketing e agência de marketing

Só pelas definições, já deu para perceber que os serviços da agência de marketing e da assessoria de marketing são bem diferentes, certo?

Agora vamos entender essas diferenças ponto a ponto.

  • Abrangência do serviço 

Tipicamente, a agência de marketing oferece uma grande variedade de serviços, desde o desenvolvimento de websites até materiais gráficos e campanhas completas (on e offline).

No entanto, ela se responsabiliza apenas pela execução de projetos pontuais, delegando as tarefas às equipes internas ou terceirizando a demanda.

Ou seja: você é quem chega com a ideia, objetivos e estratégias de marketing, e essas orientações são transformadas em um briefing e entregues à equipe responsável.

A consultoria e assessoria de marketing, por outro lado, oferece uma solução muito mais abrangente, que enxerga sua empresa de forma holística e procura a raiz do problema apresentado.

Antes de chegar à ação ou campanha em si, o consultor faz um diagnóstico completo do marketing e vendas, estuda os processos do negócio e trabalha os objetivos e estratégias junto com a sua equipe.

Assim, podemos dizer que a consultoria vende inteligência, e não somente execução.

  • Grau de comprometimento com resultados

Tanto a assessoria de marketing quanto a agência de marketing querem que seus clientes tenham bons resultados com o trabalho realizado.

No entanto, o grau de comprometimento é bem diferente, já que a agência vende serviços pontuais e a assessoria é contratada para resolver um problema específico do seu negócio.

Por exemplo, se você buscar uma agência de marketing digital para fazer uma campanha de Black Friday no Facebook, eles vão entregar conteúdos e anúncios baseados nas informações que você fornecer.

Agora, se a sua base de clientes não estiver segmentada da forma correta, o público-alvo estiver equivocado ou a mensagem estiver incoerente, é provável que os resultados sejam ruins — e não será culpa da agência.

Se em vez disso você contratar um serviço de consultoria e assessoria, o profissional irá mapear cada passo da jornada de compra dos seus clientes, estudar seu público-alvo, entender o alcance e interações da página do Facebook, analisar a concorrência, e só depois pensar em uma campanha online efetiva com base nos dados analisados.

Logo, é claro que o consultor tem um envolvimento maior com a empresa e foco total em resultados, porque ele precisa entregar uma solução completa para o marketing (e não uma ação pontual).

  • Expertise dos profissionais

Não há dúvida de que as agências de marketing formam times capacitados para atender seus clientes, mas cada profissional é focado na sua especialidade.

Basicamente, o diretor de criação coordena a campanha, os planners estruturam o projeto, os diretores de arte produzem os layouts, os redatores produzem conteúdo, e assim por diante.

Já na consultoria e assessoria de marketing, é comum que você seja atendido por um especialista com ampla experiência e conhecimento de mercado, que une as habilidades técnicas a uma visão de negócios apurada.

Em vez de focar em um único processo, o consultor precisa entender toda a dinâmica do seu negócio e usar sua expertise para integrar marketing e vendas, para então delegar tarefas a profissionais especialistas.

  • Dinâmica de trabalho

Quando você contrata uma agência de marketing, inúmeros profissionais passam pelo seu projeto, mas você só tem contato com o atendimento.

Além disso, raramente o cliente consegue acompanhar o desenvolvimento da campanha — tudo o que você terá que fazer é aprovar ou solicitar alterações a cada entrega.

Na consultoria de marketing, a dinâmica de trabalho é bem diferente: o profissional responsável atua lado a lado com o CEO ou CMO (Chief Marketing Officer) e também com as equipes.

Dessa forma, você consegue participar de todo o processo e ter uma troca constante com o consultor.

Além disso, o trabalho de consultoria e assessoria é pautado em inteligência de dados, KPIs e analytics — uma base muito mais sólida para a tomada de decisão.

Quando vale a pena contratar uma agência de marketing

Para algumas empresas, a agência de marketing ainda é o parceiro certo para alavancar as vendas.

Veja quando vale a pena contratar esse prestador de serviços:

  • Quando você tem um marketing consolidado

Se a empresa já tem uma equipe de marketing forte e uma área interna consolidada, a agência pode ser um intermediário entre os planos de marketing e o público-alvo.

Afinal, já há profissionais suficientes pensando em estratégias e estudando o mercado dentro da organização.

  • Quando você já tem a estratégia e falta pessoal para a execução

Se a sua área de marketing já trabalha com inteligência de dados e marketing de performance, por exemplo, a agência pode suprir a necessidade de pessoal para a execução dos projetos.

Nesse caso, compensa mais para o bolso terceirizar do que montar uma “house” dentro da empresa.

  • Quando você está 100% satisfeito com os resultados

Se tudo vai bem, você está estourando de vender e o negócio não para de crescer, é sinal de que as estratégias de marketing estão no caminho certo.

Então, é claro que uma agência de marketing é suficiente para colocar seus planos em prática e continuar executando sua fórmula do sucesso.

Quando vale a pena contratar uma assessoria de marketing

Se você não se identificou com os casos acima, talvez uma assessoria de marketing seja a melhor solução.

Veja quando vale a pena contratar esse parceiro.

  • Quando você anda insatisfeito com seus resultados

As vendas não estão indo tão bem? Os anúncios não dão retorno? Você não está alcançando tantos clientes quanto gostaria?

Se os resultados são insatisfatórios e as metas continuam distantes, a assessoria de marketing é o parceiro ideal para entender o que se passa na sua empresa e redirecionar seus rumos.

Nesse caso, não adianta gastar dinheiro com agências se você precisa rever toda a estrutura do marketing, repensar o processo de vendas e estudar mercado e público-alvo.

  • Quando você não sabe exatamente qual é o problema

Se você tem mais perguntas do que respostas sobre seu marketing, contratar um serviço de consultoria e assessoria pode iluminar suas ideias.

Afinal, o problema pode estar em qualquer lugar: no posicionamento da marca em relação à concorrência, na segmentação de clientes na qualificação dos leads, na escolha dos canais, na qualidade dos dados, e várias outras possibilidades.

Para entender como um consultor investiga seu problema e encontra uma solução, considere o método utilizado pela tradicional consultoria McKinsey, descrito no livro Perspective on McKinsey (Mcksiney, 2004):

  • Identificar os objetivos primordiais do cliente
  • Reunir fatos, opiniões, dados, análises, pesquisas, tendências e realizar entrevistas internas para confirmar os pontos de vista
  • Fazer uma análise profunda e detalhada
  • Desenvolver hipóteses com base no cenário e validá-las
  • Propor soluções objetivas, criativas e acionáveis
  • Envolver e engajar o cliente no plano de ação.

É praticamente o método científico aplicado ao marketing, garantindo que a raiz do problema será encontrada e que você terá uma solução muito bem embasada.

  • Quando você sabe que pode ir muito mais longe

Se você enxerga um grande potencial no seu negócio, mas não está conseguindo alcançá-lo através do marketing, é hora de buscar ajuda especializada.

Uma assessoria de marketing qualificada pode potencializar a geração de valor do seu negócio e mirar nos alvos certos para impulsionar seu crescimento.

Basta um visão estratégica aliada ao poder dos dados, que nenhuma agência poderia oferecer no mesmo nível.

Data-Driven Marketing: Consultoria e Assessoria diferenciada

Se você chegou à conclusão de que uma agência não é suficiente, a Data-Driven Marketing tem o que você precisa para ir além.

Somos uma consultoria e assessoria especializada em inteligência de dados aplicada ao marketing e vendas, formada por profissionais referências de mercado.

Nosso diferencial é a metodologia única, que combina estratégia, performance e analytics para promover o crescimento contínuo do seu negócio e aumentar as vendas.

O trabalho começa no mapeamento do seu funil de vendas e integração entre marketing e comercial, passa pela análise de mercado e público-alvo, e se consolida em uma estratégia certeira de marketing de performance com monitoramento contínuo de KPIs e geração de insights.

Você pode ver como tudo isso funciona na prática com o nosso mais recente case de sucesso.

E então, ficou clara a diferença entre assessoria de marketing e agência de marketing?

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Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck

Sobre o autor

CEO da Data-Driven Marketing