Investimentos em Marketing Digital serão a virada de chave para crescimento de PMEs!

No Brasil, o investimento no ambiente digital em 2021 foi 74,2% maior na comparação com 2020 e 2019. Com todo o cenário da digitalização e crescimento do e-commerce, as PMEs têm a oportunidade de aproveitar o potencial do ambiente digital para utilizar as estratégias de marketing como forma de impulsionar o crescimento dos negócios.  Os […]

Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck
CEO da Data-Driven Marketing

Investimentos em Marketing Digital serão a virada de chave para crescimento de PMEs!

No Brasil, o investimento no ambiente digital em 2021 foi 74,2% maior na comparação com 2020 e 2019. Com todo o cenário da digitalização e crescimento do e-commerce, as PMEs têm a oportunidade de aproveitar o potencial do ambiente digital para utilizar as estratégias de marketing como forma de impulsionar o crescimento dos negócios. 

Os números são indicativos de que PMEs e até mesmo as grandes marcas, que são clientes das principais agências do país, precisavam recorrer ao digital para continuar relevantes no mercado. Esse resultado aqui do Brasil segue a tendência que já é vista há algum tempo em outros mercados. Nos Estados Unidos, por exemplo, a previsão é de que aconteça um crescimento de 6% nos investimentos em mídias digitais durante o ano de 2022. O detalhe é que isso faria o share de investimento chegar em 78% do total. Em 2021, 72% dos investimentos já foram no meio digital.

Além disso, os números mostram que ser digital não é mais uma opção, já é a realidade de quem quer expandir seus resultados no mercado. E se você também não quer ficar para trás, aconselho a conferir a #ddnews dessa semana. Veja as matérias, a seguir: 

  • Investimentos em Marketing Digital serão a virada de chave para crescimento de PMEs;
  • Liderança situacional: definição, características e exemplos;
  • Indústria está otimista com e-commerce, mas sofre para adaptar cultura ao digital;
  • Netflix pretende implementar anúncios na plataforma ainda em 2022;

Investimentos em Marketing Digital serão a virada de chave para crescimento de PMEs

MARKETING DIGITAL

As PMEs devem apostar na criação de comunidades, no Marketing plural e na conexão com vendas como prioridade. Tudo isso acontece em um momento em que estudos no Brasil e no mundo apontam para o crescimento do investimento em Marketing Digital. 

No Brasil, o investimento no ambiente digital em 2021 foi 74,2% maior na comparação com 2020 e 2019. Com todo o cenário da digitalização e crescimento do e-commerce, as PMEs têm a oportunidade de aproveitar o potencial do ambiente digital para utilizar as estratégias de marketing como forma de impulsionar o crescimento dos negócios. 

Segundo o relatório CENP-Meios, publicado pelo Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, houve em 2021 um crescimento de 28,8% em mídia referente a 2020, totalizando 19,7 bilhões de reais. Em 2020, com o auge da pandemia, o valor foi de 14,2 bilhões. Já em 2019 o total foi de 17,5 bilhões, ou seja, 2021 superou o patamar pré-pandemia. 

O principal destaque desse crescimento é o aumento de investimento nos canais digitais. Em comparação com o resultado de 2020 e 2019, no ano passado o mercado atingiu um patamar histórico no share publicitário. E, apesar desse crescimento de 21% em valores absolutos, a TV aberta atingiu o maior share publicitário da história do relatório, agora com 45%.

Confira a matéria na íntegra e saiba 3 estratégias de marketing importantíssimas que você deve priorizar nos seus investimentos digitais.

Liderança situacional: definição, características e exemplos

GESTÃO

Dentre os diferentes tipos de metodologia de gestão, o microgerenciamento certamente é o que pode estar afetando, de uma forma negativa,  a performance e o ambiente de trabalho da sua empresa.

Sendo visto como uma prática de gestão de controle, que traz benefícios negativos para o papel do líder, o microgerenciamento é quando o gestor controla todas as ações da sua equipe. Chega ser frustrante e desmotivador, ter alguém monitorando cada vírgula do seu trabalho. 

Logo, aquele que fica preso nas pequenas coisas que sua equipe faz, perde seu tempo não potencializando a produtividade de toda equipe, inclusive a própria. 

Segundo uma pesquisa da consultoria McKinsey, o relacionamento entre gestores e suas equipes é o principal elemento de influência na satisfação dos colaboradores com o trabalho. 

Essa satisfação possui correlação direta com diversos indicadores de sucesso, como a lucratividade do negócio, ou seja, quando existe intervenção demais nos processos que permeiam essa relação, você pode não estar fazendo o bem que imagina para o seu time. 

Se identificou com esse tipo de gestão? Acesse o link e confira os principais malefícios que a prática de microgerenciamento pode trazer para o seu negócio.

Indústria está otimista com e-commerce, mas sofre para adaptar cultura ao digital

E-COMMERCE

A indústria brasileira vem se reinventando e a digitalização é uma das realidades para o segmento. 

Uma pesquisa, realizada pela consultoria em soluções para o segmento, Híbrido, em parceria com o E-commerce Brasil, aponta que as vendas virtuais vêm crescendo, mas ainda podem se desenvolver na área industrial. Atualmente, 26,9% das indústrias ouvidas já possuem e-commerce há pelo menos quatro anos, enquanto 44,2% ainda não constam com esse canal

Para impulsionar a entrada neste canal de vendas, a terceirização tem sido uma aposta das empresas. A grande maioria opta por desenvolver e manter a tecnologia relacionada ao e-commerce com especialistas parceiros. Além disso, os investimentos em estratégias e performance são terceirizados em 31% do negócio. 

“Buscar parcerias estratégicas tem sido muito assertivo para dar à indústria a velocidade necessária neste processo de ampliação dos canais de vendas, com a entrada no e-commerce. Essa tem sido uma tendência muito clara, visto que torna os investimentos mais assertivos, sem a necessidade de formação e maturação de equipe interna e especializada”, avalia Nicolas Marchewsky, diretor comercial e co-founder da Híbrido.

Enquanto terceirizar as questões técnicas do e-commerce tem sido saída para muitos, adaptar a cultura da empresa para o digital tem sido um desafio para outros. A cultura ainda deve ser um processo que se consolida no médio prazo, mas que tem sido adaptada à medida que parcerias estratégicas mostram os resultados e fortalecem essa transformação digital. 

Para superar as barreiras, é cada vez mais claro na indústria que a transformação digital e a experiência do consumidor andam lado a lado. E se adaptar a uma nova realidade não é mais opção, mas questão de tempo para os negócios que desejam ampliar seus resultados. 

Fonte:https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/39855/industria-esta-otimista-com-e-commerce-mas-sofre-para-adaptar-cultura-ao-digital.html

Netflix pretende implementar anúncios na plataforma ainda em 2022

PUBLICIDADE

Recentemente, a Netflix anunciou que criará um serviço de assinatura mais barato, com a inclusão de anúncios publicitários. A previsão é que a empresa lance essa nova modalidade até o final deste ano. Ainda não se sabe o formato, nem a frequência de exibição dos anúncios durante os filmes e séries. 

Para Aline Pardos, consultora de mercado de streaming e audiovisual, com essa nova implementação a Netflix está seguindo um movimento dos outros concorrentes que já fazem o mesmo, como a Amazon e a HBO Max. 

No comunicado enviado aos funcionários, a empresa revela que planeja impedir o compartilhamento de senhas entre sua base de assinantes ainda em 2022. Essa diretriz já havia sido anunciada pela companhia em março deste ano. A nova regra começou a ser aplicada, como teste, no Chile, Costa Rica e Peru. 

“Por outro lado, não tenho dúvida de que a Netflix tem uma carta na manga e vai oferecer uma opção para uma parte desse público continuar assinando, se vai ser um valor promocional, se vai ser um AVOD, não sabemos ainda, mas alguma estratégia com certeza vai ser definida para o impacto não ser muito grande.” Reforça Aline.

Confira a matéria completa na íntegra.


Essa foi a #DDNews da semana. 🚀

Espero que tenha gostado dos conteúdos. Se tiver alguma sugestão, compartilhe com a gente. Ok? 

Você também pode receber semanalmente os nossos conteúdos direto no email. É só fazer a inscrição gratuitamente clicando nesse link!

Até semana que vem!


Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck

Sobre o autor

CEO da Data-Driven Marketing