Impactos e oportunidades das leis de privacidade, grandes mitos do marketing e mais!
No Brasil, a lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor em 2020. Mas infelizmente, há muitos profissionais de marketing que ainda não estão adeptos a essa realidade. É muito importante, como empresa, ter como prioridade a transparência com o seu consumidor. E as perguntas que ficam são: você tem construído um relacionamento de […]
No Brasil, a lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor em 2020. Mas infelizmente, há muitos profissionais de marketing que ainda não estão adeptos a essa realidade.
É muito importante, como empresa, ter como prioridade a transparência com o seu consumidor. E as perguntas que ficam são: você tem construído um relacionamento de maturidade com o seu cliente? Ele confia os dados a você sabendo que você vai usá-los com responsabilidade e protegê-los?
Se está em dúvida para responder, confira a #ddnews dessa semana e saiba tudo o que precisa para construir uma jornada vítrea com o seu consumidor final.
E se você tem total certeza que está no caminho certo, que tal dar aquela reforçada neste assunto que é tão importante para os negócios?
- Confira as matérias desta semana:
- Saiba quais são as melhores práticas para o TikTok Ads no Brasil;
- Cenário do varejo muda investimento em mídia;
- Privacidade: impactos, soluções e oportunidades com base nos desejos do consumidor;
- As leis de privacidade atrapalham e cookies de terceiros são essenciais: conheça grandes mitos do marketing;
Saiba quais são as melhores práticas para o TikTok Ads no Brasil
DIGITAL

Com cerca de um bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo, o TikTok se tornou um fenômeno da internet.
Com um alcance tão poderoso, cada vez mais as marcas têm buscado anunciar no app com a certeza de que atingirão públicos diversos. Além disso, o TikTok se tornou um catalisador importante de compras dentro e fora da plataforma.
Uma pesquisa realizada pela OpinionBox mostrou que 56% dos usuários disseram seguir marcas no TikTok e 66% concordam que a plataforma pode aproximar empresas de pessoas. Além disso, o sucesso de hashtags como #TikTokMadeMeBuyIt reforçam o valor da plataforma no que tange interesse de compra do público.
Apesar do grande sucesso, muitas empresas ainda não souberam identificar os macetes certos para aplicar uma boa estratégia de campanha. E por isso estão apostando no TikTok Ads, uma ferramenta disponibilizada pelo próprio aplicativo.
“Há uma forte vantagem competitiva em sair na frente no TikTok, tanto em entendimento da plataforma quanto em objetivos de negócios. O TikTok está em crescimento e constante manutenção de seu algoritmo e de suas ferramentas, o que o torna um espaço emergente e em tendência de seguir crescendo e ‘roubando espaço’ de outros players”, explica Julia Pacheco, Communications Coordinator da agência digital full service Raccoon.Monks.
Acesse o link e confira as melhores práticas de aplicação no TikTok Ads.
Cenário do varejo muda investimento em mídia
PUBLICIDADE

Embora a Amazon tenha dominado o setor de mídia de varejo por anos, somando 89% dos gastos com mídia de varejo nos E.U.A, outros varejistas começaram a tomar nota e implementar mudanças. Por exemplo, em 2021, o Walmart anunciou enormes ganhos de receita e mais anunciantes para seu negócio de ADS. E a Instacart lançou recentemente a Plataforma Instacart, um conjunto de ferramentas para os varejistas oferecerem experiências de compras omnichannel de forma rápida e fácil.
De acordo com a Forrester, 25% dos varejistas receberam mais de US $100 milhões em receita de redes de mídia no ano passado, e estima-se que a publicidade de mídia de varejo salte 31% em 2022. Com o crescimento de gigantes, como o Walmart e a Plataforma Instacart, tornando as mídias de varejo mais acessíveis para marcas de pequeno a médio porte, há mais redes de varejo e plataformas de mídia do que nunca para considerar.
E não são apenas grandes redes como Amazon, Walmart ou Target, mas também varejistas menores e especializados como Family Dollar e CVS estão sendo adicionados ao mix de mídia. O que costumava ser opcional e amplamente utilizado para testes e aprendizados, esses estabelecimentos, agora são fundamentais para as marcas alcançarem suas metas de 2022.
Acesse o link e saiba mais sobre a aplicação de estratégias planejamento e alocação.
Privacidade: impactos, soluções e oportunidades com base nos desejos do consumidor
FUTURO DO MARKETING

“Muitos dos nossos clientes já enxergam a privacidade como uma oportunidade de negócio”, afirma Hélio Balbi, Diretor Executivo, Data & Tech da Blinks Essence. “Apostamos em uma estratégia de dados primários construindo uma relação mais eficiente e alinhada à privacidade.”
Para alcançar a maturidade que Hélio Balbi afirma acima, é preciso ter como prioridade a transparência na relação entre consumidor e empresa, ou seja, deixar claro que os seus dados estarão protegidos e que serão usados com responsabilidade.
Além disso, também é necessário oferecer segurança e contar com o consentimento para obter informações tão valiosas. E é nesse ponto que entra o Data-Driven Marketing ativando mídias por meio de soluções como o Customer Match.
Manter o acesso a informações dos seus consumidores ao passo que oferece anúncios relevantes, ofertas e conteúdo que fazem essa troca valer a pena.
Características positivas de um anúncio – do mais ao menos importante:
- Breve, pode-se rapidamente voltar ao conteúdo;
- Compartilha informação interessante;
- Conteúdo que gera engajamento;
- Não interrompe o conteúdo sendo visto;
- De um produto ou serviço necessário;
- De aparência personalizada;
Características negativas de um anúncio – do menos ao mais impactante:
- Interrompeu o conteúdo sendo visualizado;
- Conteúdo inapropriado;
- Produto ou serviço oferecido não é do seu interesse;
- Já foi visto muitas vezes;
- Conteúdo não gera engajamento;
- Anúncio aparece fora do lugar (no site ou no app);
- Parece personalizado demais;
- De um produto ou serviço que já foi adquirido.
Acesse o link e receba mais informações a respeito da privacidade dos dados e como direcionar o seu negócio para uma relação de confiança com o seu cliente.
As leis de privacidade atrapalham e cookies de terceiros são essenciais: conheça grandes mitos do marketing
ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Quem trabalha com marketing está acostumado a contar história. Usar dados como base para construir uma narrativa que conecta marcas e consumidores é a essência da profissão. No entanto, os consumidores compreendem o poder que têm nas mãos, de controlar o acesso a esses dados.
A mudança de mentalidade nas corporações para trazer privacidade em primeiro lugar se tornou fundamental. Segundo a Gartner 65% da população mundial terá seus dados pessoais protegidos por legislações específicas em 2023, uma taxa que era de 10% dois anos atrás.
No Brasil, por exemplo, a lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor em 2020. E, mesmo assim, nem todos os profissionais de marketing estão adaptados a essa nova realidade.
Frente a uma rotina complexa de construção e lançamento de campanhas digitais, é fácil se deixar levar por alguns mitos comuns que aparecem na hora de levantar as métricas dessas campanhas.
Acesse o link e confira com mais atenção os 3 principais mitos que prejudicam o levantamento das métricas e saiba como superá-los para alavancar suas vendas.
Essa foi a #DDNews da semana. 🚀
Espero que tenha gostado dos conteúdos. Se tiver alguma sugestão, compartilhe com a gente. Ok?
Você também pode receber semanalmente os nossos conteúdos direto no email. É só fazer a inscrição gratuitamente clicando nesse link!
Até semana que vem!
Facebook Twitter Linkedin E-mail