Dicas sobre Growth Hacking e muito mais!

Na última semana tivemos a semana do consumidor e, como nos períodos sazonais, muitas empresas aproveitam a deixa para construir relacionamentos com os clientes através de promoções, cashbacks e outros benefícios. No entanto, muitas dessas organizações não conseguem sustentar este relacionamento e só se lembram do consumidor quando surge outra data promocional.  Pensando nisso, separamos […]

Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck
CEO da Data-Driven Marketing

Dicas sobre Growth Hacking e muito mais!

Na última semana tivemos a semana do consumidor e, como nos períodos sazonais, muitas empresas aproveitam a deixa para construir relacionamentos com os clientes através de promoções, cashbacks e outros benefícios.

No entanto, muitas dessas organizações não conseguem sustentar este relacionamento e só se lembram do consumidor quando surge outra data promocional. 

Pensando nisso, separamos para vocês alguns conteúdos que complementarão suas ideias e, com as boas práticas no dia a dia, ajudarão a criar estratégias mais assertivas. São eles: 

  • Modelo de Growth: Os 4 elementos do Growth Hacking;
  • Barcelona e Spotify: Quem ganha mais com a união entre a música e o futebol?;
  • Erros e acertos que podem ajudar as equipes de Marketing e Finanças a trabalhar de forma colaborativa; 
  • Semana do Consumidor: Dicas para sua empresa não ir ao paredão;
  • Como o OOH avança na digitalização do segmento;

Modelo de Growth: os 4 elementos do Growth Hacking

GROWTH

Sendo um elemento novo no mercado, Growth Hacking vem como uma alternativa para crescer no mercado. E, apesar de ser a palavra do momento, há muitos questionamentos sobre a sua verdadeira definição. 

Embora “Hack” remete a uma ideia de caminho mais fácil para a empresa crescer, este modelo consiste em encontrar as melhores estratégias a partir de dados e testes otimizando recursos e processos. 

Com foco na jornada do cliente, é importante destacar que growth hacking é um jeito de pensar orientado para crescer de maneira progressiva, como aponta Bruno Nardon, Fundador do G4 Educação e co-fundador da Kanui e da Rappi Brasil. 

Para que o Growth funcione de maneira assertiva, precisamos entender quatro elementos desse modelo e como estão relacionados. 

  • Mercado: quem a empresa está atendendo? O mercado nada mais é do que o público alvo que o produto ou serviço atende.
  • Produto: o produto diz respeito a solução que é entregue pela organização, e aqui vale destacar que não necessariamente, é um produto físico. Apesar da nomenclatura, pode ser um serviço, sistema, software, etc.
  • Canal: por onde a empresa distribui/vende seu produto ou serviço. Pode ser na internet, em uma loja física, via outbound / inbound marketing, etc.
  • Modelo: consiste no modelo de negócios utilizado pela empresa para vender: on demand, por assinatura, venda única, etc.

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Barcelona e Spotify: quem ganha mais com a união entre música e futebol?

MARKETING

No início desta semana, o clube de futebol Barcelona e o Spotify anunciaram um acordo que torna a plataforma de streaming a patrocinadora máster e parceira oficial do time. Com isso, a marca do Spotify vai estampar as camisas dos jogadores e jogadoras dos times masculino e feminino pelas próximas quatro temporadas, além dos uniformes de treinamento pelas próximas três temporadas. 

Um acordo de mais de 1,6 bilhões de reais, que poderia ser bem maior. E porque não foi? Segundo o Spotify, o Barça possui dados cadastrais (como nome e email) de menos de 1% de sua base de fãs, estimada em mais de 350 milhões de torcedores.

Mesmo sendo um dos maiores clubes do mundo, com muita história e muitos craques, o Barcelona não entendeu que parte do seu jogo era ser uma empresa data-driven.

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Erros e acertos que podem ajudar equipes de marketing e de finanças a trabalhar de forma colaborativa

MARKETING

A falta de confiança nos dados e a constante mudança na jornada do cliente costumam ser os desafios mais comuns citados pelas marcas quando procuram maximizar seu investimento em ferramentas de busca. Em nenhuma área isso é mais crucial do que no relacionamento entre as equipes de Marketing e Finanças. 

Veja 3 equívocos que induzem essa desconexão:

  • Os orçamentos das campanhas de busca devem ser definidos com antecedência;
  • A estratégia de lance é de competência exclusiva do marketing;
  • Somente o perfeito é bom e suficiente

Clique aqui e veja como esses pontos interferem em seu negócio e as medidas práticas para superá-los.

Semana do Consumidor: dicas para a sua empresa não ir para o paredão

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Como você sabe, nas últimas semanas tivemos a semana do consumidor. É comum muitas marcas desenvolverem relacionamentos completos em períodos sazonais com os clientes e em seguida esquecer completamente deles.


Pensando nisso, a Zenvia, plataforma de comunicação que empodera empresas para criarem experiências únicas para os seus clientes, destaca 5 dicas para manter o bom relacionamento com o seu consumidor em qualquer época do ano.


Sabemos que não dá para deixar o cliente na xepa pra sempre né. Então acesse o link e confira essas boas práticas de relacionamento.

Como o OOH avança na digitalização do segmento

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A pesquisa Inside OOH 2022, divulgada pela Kantar Ibope Media no mês passado, mostrou que o OOH teve um incremento de 29% em suas inserções publicitárias no primeiro semestre de 2021, em comparação com a primeira metade de 2020. Essa recuperação deve-se, além do cenário econômico, às inovações e tecnologias que o setor vem incorporando, que o aproxima cada vez mais do ambiente digital. 

Com aprimoramento das métricas para avaliação das campanhas, investimentos em softwares de mensuração de audiência e soluções comerciais que combinem diferentes telas, o out-of-home tem a inovação como uma das bases de seu negócio.

Ao realizar o IPO em fevereiro do ano passado, o primeiro de uma empresa brasileira de comunicação, a Eletromidia declarou que parte da verba captada seria destinada a projetos de inovação. 

Na visão da companhia, investir em tecnologia é uma premissa. Sob essa perspectiva, a empresa adquiriu a NoAlvo em outubro do ano passado, para fortalecer sua atuação na área de inteligência de dados. “Aceleramos o processo de parametrização de métricas em todos os nossos ativos para dispô-los na plataforma de venda programática. Agora nosso próximo movimento é desenvolver o nosso próprio marketplaces, o Eletromidia Ads, que queremos lançar no mercado ainda neste primeiro semestre”, adianta Lucio Schneider, CMO da empresa.

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Essa foi a #DDNews da semana. 🚀

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Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck

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