Como os dados ajudam seu negócio a inovar?

A regra é clara: Inove ou morra.  *|NOME|*, se você é do meio empresarial, com certeza deve ter ouvido essa citação. Há quem acredite que foi dita por Peter Drucker, considerado “pai” da gestão moderna, há quem atribua a outros autores, mas independente de sua origem, a mensagem é clara: se deseja manter seu negócio […]

Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck
CEO da Data-Driven Marketing

Como os dados ajudam seu negócio a inovar?

A regra é clara: Inove ou morra

*|NOME|*, se você é do meio empresarial, com certeza deve ter ouvido essa citação. Há quem acredite que foi dita por Peter Drucker, considerado “pai” da gestão moderna, há quem atribua a outros autores, mas independente de sua origem, a mensagem é clara: se deseja manter seu negócio relevante, é preciso inovar.

Ainda hoje, existem muitas empresas que lutam constantemente para serem inovadoras, e na maioria das vezes não conseguem sustentar esse pilar por diversas questões. Dentre elas, a falta de iniciativa embasada em dados. 

Por isso, na #DDNEWS dessa semana falaremos sobre Data-Driven para inovação: como os dados ajudam seu negócio a inovar e outros temas, a seguir: 

  • Conheça 5 estratégias que você precisa ter em mente em sua jornada digital;
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes): o que é e como descobrir o seu;
  • Redes sociais: seguir um plano de negócio ou buscar likes a qualquer custo?;

Data-driven para inovação: como os dados ajudam seu negócio a inovar

GROWTH

Uma empresa considerada data-driven, utiliza dados que apresentam insights valiosos, responsáveis por guiar processos de inovação em muitas empresas, sejam eles mais incrementais ou radicais.

Inove ou morra. Se você é do meio empresarial, com certeza deve ter ouvido essa citação. Há quem acredite que foi dita por Peter Drucker, considerado “pai” da gestão moderna, há quem atribua a outros autores, mas independente de sua origem, a mensagem é clara: se deseja manter seu negócio relevante, é preciso inovar.

Ainda hoje, existem muitas empresas que lutam constantemente para serem inovadoras, e na maioria das vezes não conseguem sustentar esse pilar por diversas questões. Dentre elas, a falta de iniciativa embasada em dados. 

Um dos primeiros passos para uma empresa inovar através da cultura data-driven é ter conhecimento sobre Big Data, e maneiras de institucionalizá-los. Ou seja, tomar uma série de decisões sobre como os dados são coletados, armazenados, processados, tratados e analisados. 

Sendo assim, você garante uma estrutura de organização acessível e alinhada aos objetivos do negócio. 

Utilizando data-driven, é possível gerar diversos tipos de inovação, desde as mais incrementais até as mais radicais ou disruptivas, que geram novos produtos e abordagens. 

Para saber a fundo sobre como inovar o seu negócio através do Data-Driven Marketing acesse o link e confira o artigo completo.

Conheça 5 estratégias que você precisa ter em mente em sua jornada digital

MARKETING

Para quem está começando uma estratégia de marketing digital, pode ser difícil entender a melhor forma de usar as ferramentas do Google Ads de forma eficiente. Quais criativos usar? Quais lances fazer? Como o algoritmo funciona? 

Nos últimos anos, a Google tem trabalhado com clientes e negócios de grande potencial, mas que ainda são novos na plataforma. E, diante da sua experiência, trouxeram algumas estratégias que fazem a diferença no início de qualquer campanha: 

O caminho é testar: Se você está começando agora, é preciso ter em mente que a ferramenta ainda não possui informações suficientes sobre seu negócio e clientes.

Invista em criativos com formatos e mensagens variadas: Ter uma diversidade de criativos e mensagens na hora de desenvolver uma campanha melhora a visualização dos seus testes. 

Esteja aberto a diferentes possibilidades: Essa dica se aplica tanto à audiência quanto à estratégia de lances: muitas vezes, ao iniciar uma campanha, você acredita ter um nicho de clientes em potencial e uma estratégia de lances definida. No entanto, é importante dar tempo e espaço para o algoritmo aprender e trabalhar.

A jornada traz ensinamentos: É essencial ter conversões tagueadas no meio do funil, durante toda a jornada do cliente. Essas conversões trarão um volume muito maior de informações e, consequentemente, tornarão o machine learning muito mais fácil e eficiente.

Dê tempo para a ferramenta trabalhar: Ter resiliência é fundamental. É claro que todos queremos e buscamos os melhores resultados, mas quando se trata do começo de uma estratégia digital, é importante dar tempo para que as campanhas entrem em veiculação e a ferramenta crie uma base eficiente de informações a partir da audiência e das conversões obtidas.

Não existe uma fórmula mágica para uma campanha perfeita, mas há boas práticas e dicas que podem ajudar a alcançar seus objetivos mais rapidamente. 

Acesse o link e confira mais sobre essas dicas importantes para o negócio.

CAC (Custo de Aquisição de Clientes): o que é e como descobrir o seu

GROWTH

CAC, ou Custo de Aquisição por Cliente, é um indicador fundamental para qualquer negócio crescer, pois fará com que a empresa tenha total controle sobre suas iniciativas de marketing e vendas. 

O custo total de vendas e marketing inclui todos os gastos com campanhas, salários, comissões, bônus e despesas gerais associados à atração de novos leads e à sua conversão em clientes. 

Logo, mensurar todas essas informações é imprescindível para a saúde financeira de um negócio. 

Para ter mais assertividade na hora de calcular o CAC, o ideal é que você tenha uma previsão sobre o controle do processo de vendas, isto é, quantos clientes e potenciais clientes são capazes de gerar receita e o quanto de investimento para captá-los em cada etapa é necessário.

A primeira etapa no cálculo do Custo de Aquisição de Clientes é determinar o período de tempo para qual você irá avaliar, pode ser mês a mês, trimestre ou anual. Em seguida, some todas as suas despesas de Marketing e Vendas e divida esse total pelo número de novos clientes adquiridos durante o período. O valor do resultado deve ser o custo estimado da sua empresa para adquirir um novo cliente. Veja na prática:

VALOR GASTO EM MARKETING / NÚMEROS DE NOVOS CLIENTES ADQUIRIDOS

Para entender mais sobre o Custo de Aquisição de Clientes e como agregar ao seu negócio acesse o link e confira.

Redes sociais: seguir um plano de negócio ou buscar likes a qualquer custo?

MARKETING DIGITAL

Muitos profissionais responsáveis por gerenciar as redes sociais de empresas passam, frequentemente, por um grande dilema entre manter uma linha mais corporativa ou criar postagens que gerem mais likes e engajamento. Segundo Saulo Camelo, CEO da Camelo Digital, os likes têm uma relevância menor nos dias de hoje comparado ao que acontecia há alguns anos. 

Saulo avalia que hoje, o engajamento se dá por compartilhamentos, conteúdos salvos ou comentados. Dito em vias técnicas, para pegar carona em memes e conteúdos virais é necessário entender se aquele conteúdo está de acordo com o que a marca tem em sua mensagem, ou até mesmo se está de acordo com o que o público ouve e se interessa. Ele aponta que não há fórmula única para todos, sendo necessário entender o contexto em que a marca está inserida. 

“É preciso saber qual é o conteúdo que mais atrai o interesse do público, além de ter uma programação em um calendário editorial e uma visão clara sobre qual é o objetivo de cada ação. Há quem queira likes, mesmo não sendo essa a melhor estratégia e há quem busque aumento de tráfego em um site ou loja física. Os setores de criação, texto e segmentação devem estar conectados e seguindo o objetivo estabelecido”, pontua.

Saiba mais sobre acessando o link e conferindo a matéria na íntegra.


Essa foi a #DDNews da semana. 🚀

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Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck

Sobre o autor

CEO da Data-Driven Marketing