O seu negócio já alcançou a maturidade digital?
É fato. Empresas digitalmente maduras obtêm os melhores resultados! Mas aqui entre nós, apesar de certeiro, trilhar o caminho da maturidade digital não é fácil. Por isso, na #DDNEWS dessa semana trouxemos alguns assuntos que podem facilitar a jornada ao sucesso. Confira: Conheça 6 pontos-chaves para o seu negócio alcançar a maturidade digital; Marketing de recompensa: aplicação […]
É fato. Empresas digitalmente maduras obtêm os melhores resultados!
Mas aqui entre nós, apesar de certeiro, trilhar o caminho da maturidade digital não é fácil. Por isso, na #DDNEWS dessa semana trouxemos alguns assuntos que podem facilitar a jornada ao sucesso. Confira:
- Conheça 6 pontos-chaves para o seu negócio alcançar a maturidade digital;
- Marketing de recompensa: aplicação e eficácia na jornada de compra;
- Tipos de benchmarking: Conheça os principais e suas características;
- Lu, CB e Nat: as brand personas no marketing digital;
Conheça os 6 pontos-chave para seu negócio alcançar a maturidade digital
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

“Quando entrei no Google, há 12 anos, nossa principal missão era explicar por que o digital era importante e por que estar na internet e em todas as plataformas poderia ser relevante para um negócio. Hoje, não preciso mais fazer isso. As pessoas sabem do valor do digital para o crescimento de uma empresa, mas ainda existe uma dificuldade em entender como amadurecer essa presença e aproveitar todo o potencial das redes”. – Fernanda Doria, Head de Vendas de Google Customer Solutions.
Com a pandemia, os hábitos de consumo mudaram drasticamente, forçando as empresas a se comunicarem de forma única e personalizada com o seu público. Mas à medida que melhora a personalização, cresce a preocupação em manter a privacidade e o uso correto dos dados.
Em paralelo aos clientes, também temos os motivos financeiros que levam a empresa querer atingir a maturidade digital. Uma pesquisa da Google, em parceria com a Boston Consulting Group (BCG), mostra que empresas mais avançadas nesse processo tiveram uma receita de 18% maior, economizaram 29% dos custos e duplicaram sua participação no mercado.
Mas a pergunta que fica é: Quais são os pontos-chaves para alcançar a transformação digital? Veja abaixo:
- Pessoas: É imprescindível que em qualquer jornada você conte com uma “rede de apoio”. Em uma organização, não é diferente! Para trilhar o caminho da maturidade digital é necessário que você conte com uma equipe qualificada para transformar os dados em informações e insights;
- Cultura: A ideia de que erro é possível faz parte da aprendizagem. É importante que os riscos estejam presentes na cultura de uma empresa para que as pessoas possam experimentar crescer. O que garantiu o sucesso até o presente momento, pode não garantir o sucesso no futuro. Por isso, é necessário que as empresas tenham a mente aberta para testar novas oportunidades sempre;
- Dados: As comparações dos dados com as fontes de riqueza são inúmeras. A maneira que a empresa trata e utiliza esses dados é muito importante na hora de determinar uma estratégia, ou seja, você não precisa de qualquer dado, você precisa dos dados certos para garantir que os insights sejam assertivos;
- Mensuração: Conte com os canais certos para mensurar os dados do seu cliente. Anúncio, redes sociais, boca a boca? Como seu cliente vai entrar em contato com você hoje?;
- Parcerias: Veja a cooperação como uma forma estratégica. A jornada da maturidade é longa e conectar-se com parceiros da tecnologia e indústria pode ajudar a levar ainda mais valor para o seu cliente final;
- O cliente no centro: Todas as decisões da empresa, ou as principais, sejam pensadas para proporcionar a melhor experiência e agregar valor à vida dele. Antes de iniciar qualquer projeto, pontue: “Para quem estou fazendo isso?” Se a resposta não for o seu cliente, repense a estratégia.
Se você deseja iniciar hoje uma jornada em direção a maturidade digital, acesse o link e confira o artigo completo.
Marketing de recompensa: aplicação e eficácia na jornada de compra
MARKETING

Eduardo Jacob, CEO da Minu, conta como o conceito pode ser benéfico para marcas e consumidores.
Independente do valor gasto no cartão, de determinada emissora de cartão de crédito, o consumidor levava, de graça, uma casquinha de sorvete do McDonald ‘s. Fruto do marketing de recompensa, essa ação resultou em uma conversão de 28% estabelecendo uma relação mais estreita entre a marca e o consumidor.
A ferramenta visa oferecer benefícios instantâneos que são eficazes na jornada de compra, desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da venda. Nascida em 2005, a partir de programas de relacionamento e fidelidade ao acúmulo de pontos, a plataforma visa democratizar as recompensas, levando a oferta para todos, promovendo a inclusão digital.
Acesse o link e confira a matéria na íntegra para saber mais sobre a eficácia do marketing de recompensa.
Tipos de benchmarking: conheça os principais e suas características
GESTÃO

De forma geral, Benchmarking é considerado um processo de estudo das melhores práticas de atuação de determinada área. Seu objetivo é extrair as melhores experiências de outros players para idealizar e criar melhorias que resultem em vantagem competitiva no mercado.
Através dessa técnica, é possível aprimorar as áreas e os processos de uma empresa, definir metas claras e colocar o seu negócio ao lado, ou acima, dos seus concorrentes.
Sendo assim, Benchmarking é importante porque busca a melhoria constante gerando conhecimento e aprendizagem.
Segundo a empresa McKinsey & Company, existem 5 passos, na prática, que podem padronizar as métricas para a coleta de dados. Entre as etapas sugeridas estão:
- Mapeamento de processos;
- Análise de diferenças estruturais;
- Normalização e tradução;
- Benchmarking e análise de drivers;
- Estimativa de lacunas e oportunidades;
Quer saber mais sobre essas etapas e sobre como usar o Benchmarking a favor da sua empresa? Confira o artigo completo clicando aqui.
Lu, CB e Nat: as brand personas no marketing digital
ESTRATÉGIA

Criada em 2003, a Lu da Magazineluiza é um dos maiores cases brasileiros sobre uso das brands personas.
Como um avatar virtual para auxiliar na apresentação dos produtos da marca, ela acumula 5,9 milhões de seguidores no instagram e se apresenta como uma influenciadora virtual 3D e criadora de conteúdo. Além disso, foi o primeiro avatar a posar para uma revista quando estreou a capa da edição virtual da Vogue Brasil, no início deste ano.
A Casas Bahia e a Natura também são empresas que utilizam personagens virtuais. Mas o que realmente são as brands personas e como utilizá-las no Marketing Digital?
Rodrigo Martins, gerente da Rock Content, explica que a brand persona é uma forma de garantir que seus valores e personalidades sejam percebidos pelo público-alvo e a melhor forma de construir uma comunicação omnichannel.
“Uma marca não é apenas sobre design. Ter guidelines sobre tom de voz e aspectos comportamentais sobre quem a marca é, ajuda não apenas profissionais de marketing e publicidade, mas todas as pessoas ligadas aos canais da empresa. Incluindo vendas e customer success, por exemplo, para que o cliente tenha uma experiência consistente em cada ponto de contato”.
Confira a matéria completa clicando aqui.
Essa foi a #DDNews da semana. 🚀
Espero que tenha gostado dos conteúdos. Se tiver alguma sugestão, compartilhe com a gente. Ok?
Você também pode receber semanalmente os nossos conteúdos direto no email. É só fazer a inscrição gratuitamente clicando nesse link!
Até semana que vem!
Facebook Twitter Linkedin E-mail