O seu negócio já alcançou a maturidade digital?

É fato. Empresas digitalmente maduras obtêm os melhores resultados!  Mas aqui entre nós, apesar de certeiro, trilhar o caminho da maturidade digital não é fácil. Por isso, na #DDNEWS dessa semana trouxemos alguns assuntos que podem facilitar a jornada ao sucesso. Confira:   Conheça 6 pontos-chaves para o seu negócio alcançar a maturidade digital; Marketing de recompensa: aplicação […]

Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck
CEO da Data-Driven Marketing

O seu negócio já alcançou a maturidade digital?

É fato. Empresas digitalmente maduras obtêm os melhores resultados! 

Mas aqui entre nós, apesar de certeiro, trilhar o caminho da maturidade digital não é fácil. Por isso, na #DDNEWS dessa semana trouxemos alguns assuntos que podem facilitar a jornada ao sucesso. Confira:  

  • Conheça 6 pontos-chaves para o seu negócio alcançar a maturidade digital;
  • Marketing de recompensa: aplicação e eficácia na jornada de compra;
  • Tipos de benchmarking: Conheça os principais e suas características;
  • Lu, CB e Nat: as brand personas no marketing digital;

Conheça os 6 pontos-chave para seu negócio alcançar a maturidade digital

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

“Quando entrei no Google, há 12 anos, nossa principal missão era explicar por que o digital era importante e por que estar na internet e em todas as plataformas poderia ser relevante para um negócio. Hoje, não preciso mais fazer isso. As pessoas sabem do valor do digital para o crescimento de uma empresa, mas ainda existe uma dificuldade em entender como amadurecer essa presença e aproveitar todo o potencial das redes”. – Fernanda Doria, Head de Vendas de Google Customer Solutions. 

Com a pandemia, os hábitos de consumo mudaram drasticamente, forçando as empresas a se comunicarem de forma única e personalizada com o seu público. Mas à medida que melhora a personalização, cresce a preocupação em manter a privacidade e o uso correto dos dados

Em paralelo aos clientes, também temos os motivos financeiros que levam a empresa querer atingir a maturidade digital. Uma pesquisa da Google, em parceria com a Boston Consulting Group (BCG), mostra que empresas mais avançadas nesse processo tiveram uma receita de 18% maior, economizaram 29% dos custos e duplicaram sua participação no mercado

Mas a pergunta que fica é: Quais são os pontos-chaves para alcançar a transformação digital? Veja abaixo: 

  • Pessoas: É imprescindível que em qualquer jornada você conte com uma “rede de apoio”. Em uma organização, não é diferente! Para trilhar o caminho da maturidade digital é necessário que você conte com uma equipe qualificada para transformar os dados em informações e insights; 
  • Cultura: A ideia de que erro é possível faz parte da aprendizagem. É importante que os riscos estejam presentes na cultura de uma empresa para que as pessoas possam experimentar crescer. O que garantiu o sucesso até o presente momento, pode não garantir o sucesso no futuro. Por isso, é necessário que as empresas tenham a mente aberta para testar novas oportunidades sempre; 
  • Dados: As comparações dos dados com as fontes de riqueza são inúmeras. A maneira que a empresa trata e utiliza esses dados é muito importante na hora de determinar uma estratégia, ou seja, você não precisa de qualquer dado, você precisa dos dados certos para garantir que os insights sejam assertivos; 
  • Mensuração: Conte com os canais certos para mensurar os dados do seu cliente. Anúncio, redes sociais, boca a boca? Como seu cliente vai entrar em contato com você hoje?;
  • Parcerias: Veja a cooperação como uma forma estratégica. A jornada da maturidade é longa e conectar-se com parceiros da tecnologia e indústria pode ajudar a levar ainda mais valor para o seu cliente final; 
  • O cliente no centro: Todas as decisões da empresa, ou as principais, sejam pensadas para proporcionar a melhor experiência e agregar valor à vida dele. Antes de iniciar qualquer projeto, pontue: “Para quem estou fazendo isso?” Se a resposta não for o seu cliente, repense a estratégia.  

Se você deseja iniciar hoje uma jornada em direção a maturidade digital, acesse o link e confira o artigo completo.

Marketing de recompensa: aplicação e eficácia na jornada de compra

MARKETING

Eduardo Jacob, CEO da Minu, conta como o conceito pode ser benéfico para marcas e consumidores. 

Independente do valor gasto no cartão, de determinada emissora de cartão de crédito, o consumidor levava, de graça, uma casquinha de sorvete do McDonald ‘s. Fruto do marketing de recompensa, essa ação resultou em uma conversão de 28% estabelecendo uma relação mais estreita entre a marca e o consumidor

A ferramenta visa oferecer benefícios instantâneos que são eficazes na jornada de compra, desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da venda. Nascida em 2005, a partir de programas de relacionamento e fidelidade ao acúmulo de pontos, a plataforma visa democratizar as recompensas, levando a oferta para todos, promovendo a inclusão digital.  

Acesse o link e confira  a matéria na íntegra para saber mais sobre a eficácia do marketing de recompensa.

Tipos de benchmarking: conheça os principais e suas características

GESTÃO

De forma geral, Benchmarking é considerado um processo de estudo das melhores práticas de atuação de determinada área. Seu objetivo é extrair as melhores experiências de outros players para idealizar e criar melhorias que resultem em vantagem competitiva no mercado. 

Através dessa técnica, é possível aprimorar as áreas e os processos de uma empresa, definir metas claras e colocar o seu negócio ao lado, ou acima, dos seus concorrentes. 

Sendo assim, Benchmarking é importante porque busca a melhoria constante gerando conhecimento e aprendizagem. 

Segundo a empresa McKinsey & Company, existem 5 passos, na prática, que podem padronizar as métricas para a coleta de dados. Entre as etapas sugeridas estão: 

  1. Mapeamento de processos;
  2. Análise de diferenças estruturais;
  3. Normalização e tradução;
  4. Benchmarking e análise de drivers;
  5. Estimativa de lacunas e oportunidades; 

Quer saber mais sobre essas etapas e sobre como usar o Benchmarking a favor da sua empresa? Confira o artigo completo clicando aqui.

Lu, CB e Nat: as brand personas no marketing digital

ESTRATÉGIA

Criada em 2003, a Lu da Magazineluiza é um dos maiores cases brasileiros sobre uso das brands personas. 

Como um avatar virtual para auxiliar na apresentação dos produtos da marca, ela acumula 5,9 milhões de seguidores no instagram e se apresenta como uma influenciadora virtual 3D e criadora de conteúdo. Além disso, foi o primeiro avatar a posar para uma revista quando estreou a capa da edição virtual da Vogue Brasil, no início deste ano. 

A Casas Bahia e a Natura também são empresas que utilizam personagens virtuais. Mas o que realmente são as brands personas e como utilizá-las no Marketing Digital? 

Rodrigo Martins, gerente da Rock Content, explica que a brand persona é uma forma de garantir que seus valores e personalidades sejam percebidos pelo público-alvo e a melhor forma de construir uma comunicação omnichannel. 

“Uma marca não é apenas sobre design. Ter guidelines sobre tom de voz e aspectos comportamentais sobre quem a marca é, ajuda não apenas profissionais de marketing e publicidade, mas todas as pessoas ligadas aos canais da empresa. Incluindo vendas e customer success, por exemplo, para que o cliente tenha uma experiência consistente em cada ponto de contato”. 

Confira a matéria completa clicando aqui.


Essa foi a #DDNews da semana. 🚀

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Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck

Sobre o autor

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