Scale Up: O que é, exemplos e como virar?

Em sua essência, scale up envolve empresas em crescimento, independentemente da idade ou do setor, cuja expansão impacta o desenvolvimento econômico de uma região. Este movimento, adaptado às necessidades de regiões específicas, está melhorando as economias e promovendo o crescimento em todo o mundo. As scale ups aceleram o acesso a novos mercados e se […]

Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck
CEO da Data-Driven Marketing

Scale Up: O que é, exemplos e como virar?

Em sua essência, scale up envolve empresas em crescimento, independentemente da idade ou do setor, cuja expansão impacta o desenvolvimento econômico de uma região.

Este movimento, adaptado às necessidades de regiões específicas, está melhorando as economias e promovendo o crescimento em todo o mundo.

As scale ups aceleram o acesso a novos mercados e se tornam empresas líderes, que criam empregos de alto valor.

Saiba tudo sobre as scale ups: o que são, o que torna uma empresa uma scale up, quando um Startup vira scale up, como elas contribuem para a economia, alguns exemplos de sucesso e como você pode tornar sua empresa uma delas.

O que é uma Scale Up?

Uma Scale Up é uma empresa que já validou seu produto, modelo e negócio e está em um momento de crescimento constante, acelerado e previsível.

Para Startups, uma empresa que busca investimentos para o crescimento do seu negócio. Geralmente elas se tornam Scale Ups quando já receberem as primeiras rodadas de investimento e alcançaram a série A ou similar.

Empresas que são consideras Bootstrapps, responsáveis por pagar seus investimentos somente com receita própria, vão alcançar o crescimento em escala quando atingirem uma receita de R$500 mil.

O que torna uma empresa uma Scale Up?

Scale Up são empresas com alto crescimento. Segundo a OECD, empresas que alto crescimento aumentaram o faturamento ou contratação de pessoas em 20% ano a ano nos últimos dois anos e possuem mais de 10 funcionários.

Manter um crescimento constante e previsível relaciona três fatores:

  1. Pessoas
  2. Processos
  3. Tecnologia

Vamos conversar um pouco mais sobre esses fatores?

1. Pessoas

Pessoas são o principal ponto para o crescimento do negócio. Avaliando o capital humano da sua empresa, definimos os processos e tecnologias necessárias.

Por isso, precisamos definir quem são as pessoas-chave na operação com as habilidades certas, experiência e atitudes comportamentais.

No entanto, mais do que nunca, pessoas estão sempre ocupadas nas operações.

Diante disso, os gerentes devem esperar essas pessoas estarem disponíveis, contratar novas pessoas para cumprir os objetivos do negócio, redirecionar pessoas de outros projetos ou direcionar essas tarefas para uma consultoria.

Finalmente, os negócios precisam definir seu buy-in de pessoas. É preciso entender o que o negócio quer, porque querem isso, e como as mudanças afetam seu business.

Sem esse plano de pessoas, é impossível implementar novos processos ou tecnologia. Caso sejam implementados os outros pontos sem pessoas, a maioria dos negócios observa uma baixa adoção e sub-utilização tanto de processos quanto tecnologia.

2. Processos

O processo são passos e ações combinadas para chegar em um objetivo. Os processos no PPT Framework definem, em sua maioria, os “Como”.

Como vamos chegar ao resultado esperado? Como vamos utilizar as pessoas e a tecnologia para solucionar os desafios?

Processos são ações replicáveis que, independente das pessoas, gerem os mesmos resultados.

3. Tecnologia

A tecnologia é responsável por fornecer às pessoas ferramentas para realização dos processos, auxiliando a automatizar algumas etapas do processo.

Muitas empresas realizam diversos investimentos em tecnologia deixando de lado os outros dois fatores.

E então, tentam encaixar os processos e as pessoas nas tecnologias.

Essa não é uma boa prática…

Tecnologia não é nada sem as pessoas e os processos certos para a resolução dos desafios no negócio.

Startups são Scale Ups?

Nem todas…

Toda Startup passa por alguns momentos na sua jornada. Apesar de não existir uma ciência exata, gosto de pensar nas seguintes etapas:

  1. Ideação
  2. Validação
  3. Tração
  4. Scale Up

Além dos fatores que falamos, para criar um negócio com receita previsível e responsável por solucionar uma dor esse é um processo natural para uma Startup chegar a escala.

Como Scale Ups contribuem para a economia?

Bem, como já diz Isenberg: “Sem crescimento, não há verdadeiro empreendedorismo; são as empresas em crescimento, não as iniciantes, que dão ao empreendedorismo sua contribuição única para o emprego, os impostos e a riqueza”.

As scale ups, como vimos, são empresas que precisam ter processos estruturados, serem inovadoras e possuir pessoal especializado: pessoas trabalhando em áreas específicas.

Ou seja, são empresas que movem a economia gerando emprego e também apresentando soluções inovadoras, que buscam potencializar a eficiência.

Mas, quando se trata de eficiência, o Brasil não se sai muito bem: no último Fórum Econômico Mundial, o país caiu significativas 48 posições.

O que isso quer dizer?

Esse fórum mede o grau de produtividade das economias mundiais e o nível que cada nação pode alcançar em prosperidade.

Simplificando: quando comparado com nações como Japão ou Alemanha, o Brasil perde de longe. 

Por outro lado, 1,6 milhões dos novos empregos, em um período de 3 anos, foram gerados pelas scale ups brasileiras – ainda que estas representem apenas 0,5% do total das empresas nacionais.

E a previsão é uma geração de empregos é ainda maior, já que as scale ups contratam praticamente 32 novos colaboradores anualmente. As demais empresas? Apenas 0,34.

Ou seja, as scale ups têm um excelente potencial.

Dessa forma, elas geram empregos e, ainda, impulsionam a eficiência, aumentando tanto clientes, como usuários e faturamento. Tudo isso sem exigir a mesma proporção em custos.

5 Scale ups Brasileiras

Confira alguns exemplos de empresas que são Scale Ups no Brasil.

1 – Spoleto

Uma rede de restaurantes fast casual inspirada na culinária italiana, na Spoleto, o cliente personaliza o próprio prato, podendo escolher a massa e os ingredientes de sua preferência. 

Seus fundadores faliram 6 vezes antes de conseguir abrir 583 lojas, espalhadas entre Brasil, México, Costa Rica e Estados Unidos.

2 – Conta Azul

Uma das empresas de tecnologia que mais cresce no país, a Conta Azul é uma plataforma que propõe organizar toda a gestão financeira das pequenas empresas. 

Quando começou o negócio, o co-fundador Vinícius Roveda não tinha dinheiro nem para pagar as contas. Hoje, a Conta Azul tem uma taxa anual de clientes de 142% desde 2013

3 – Leve

Um app que, em parceria com as empresas, busca ajudar a saúde financeira de colaboradores de empresas, através dos dados inseridos pelos usuários. 

A Leve já captou U $2,2 milhões com investidores de venture capital no final de 2019 e outros U$1,2 milhão em fevereiro de 2021.

4 – Minha Casa Financiada

Proptech que facilita o acesso ao crédito imobiliário, conectando as pessoas a construtores do país inteiro que trabalham com financiamento habitacional. 

A plataforma já responde por cerca de 20% dos financiamentos aprovados pela Caixa para construção de casas em todo o país. Além de contar com a parceria de 1400 construtoras no Brasil todo.

5 – Mais1Café

Esta scale up alia tecnologia e autoatendimento ao oferecer “cafés especiais para pessoas especiais” em até 5 minutos. Inaugurada em dezembro de 2019, a marca já conta com mais de 150 franquias nas cinco regiões do país.

Como fazer do meu negócio uma Scale Up?

Estar confortável com o fluxo atual do seu negócio é vital antes de pensar em escalar.

Segundo a pesquisa do StartupGenom 74% das falhas das empresas que buscam se tornar scale ups podem ser explicadas pelo dimensionamento prematuro

Segundo pesquisa da StartupGenom, 74% das empresas que falham buscando se tornar uma Scale Up podem ser explicas pelo escalonamento prematuro

Portanto, certifique-se de ter uma imagem clara de quem são seus clientes/usuários principais, saber quais canais de marketing geram o maior retorno sobre o investimento (ROI) e de ter os recursos necessários para escalar. 

Pergunte a si mesmo:

  • Tenho a equipe certa?
  • Os clientes estão chegando até nós?
  • Tenho receita?
  • Posso prever meus lucros?
  • Consigo controlar meus custos?

Se a resposta a todas estas perguntas forem “sim”, você pode estar pronto para começar a escalar. 

Mas como você faz uma transição para uma scale up?

Escalabilidade é uma mentalidade que envolve ter os sistemas e as pessoas certas para alcançar o grande crescimento que você precisa. 

Aqui estão algumas dicas a serem consideradas para transformar seu negócio em uma scale up sem caos e drama.

1. Comprometa-se com o crescimento

A primeira chave é o desejo de realmente causar impacto em seu setor ou mesmo em toda a sociedade. 

Como fundador ou CEO, você precisa realmente querer que seu negócio cresça. 

Além disso, empreendedores ambiciosos precisam criar metas realistas de crescimento e desenvolver planos e ações concretas de como o crescimento será alcançado.

2. Trabalhe em suas habilidades de liderança

É preciso mais do que um fundador para construir um negócio de sucesso e a expansão requer um conjunto vasto de habilidades. 

Portanto, se você quer mesmo se tornar uma scale up, trabalhe em sua própria liderança e construa uma equipe com habilidades amplas e complementares. 

O ideal é contratar pessoas de acordo,  encontrar mentores, ler livros e estudar os mestres para melhorar suas capacidades.

3. Contrate as pessoas certas

Sua empresa só pode se tornar escalável quando você tem as pessoas certas a bordo.

Uma atitude estratégica é contratar apenas as necessárias à operação e terceirizar o restante. 

A contratação que você precisa é de pessoas que façam o que um sistema não consegue, que sejam cheias de boas ideias e tenham mais de uma habilidade. 

Ao contratar pessoas com um conjunto de habilidades variadas ou que podem ser transferidas para tarefas diferentes, você pode permanecer flexível e ágil em face de mudanças rápidas.

4. Trabalhe colaborativamente

A colaboração não é necessária apenas internamente: ela precisa se estender a parcerias com pessoas – e negócios – também fora da sua empresa. 

Para escalar, os empreendedores também devem construir uma rede de parceiros, como prestadores de serviços, parceiros de vendas, fornecedores e clientes.

5. Concentre-se em processos e automatize

Processos padronizados e repetíveis liberam tempo e recursos. 

Por isso, certifique-se de implementá-los de forma estruturada.

Inicialmente, isso pode exigir alguns investimentos em sistemas e treinamento – mas, a longo prazo, vale o investimento. 

Afinal, com processos padronizados e automatizados, você poderá acessar dados mais rapidamente, contratar mais rapidamente, vender melhor, pagar com mais facilidade e otimizar as operações para um modelo verdadeiramente escalonável.

6. Impulsione seu marketing

Nenhuma empresa pode crescer se ninguém souber disso.

Portanto, concentre-se no marketing e a escalabilidade virá. 

Descubra quais canais de marketing geram o maior retorno sobre o investimento (ROI). Mas, faça testes: nem toda forma de marketing é escalonável. 

Além disso, o marketing direto e o boca a boca por si só não bastam.

Especialmente quando você está só começando.

Portanto, use os dados para apoiar suas decisões e escolha com sabedoria.

Conclusão

As scale ups são empresas com retorno médio anual mínimo de 20% nos últimos 3 anos, com pelo menos 10 funcionários no início do período. 

Além disso, também devem ter um modelo de negócios escalável e repetível.

Essas empresas movem – ou pelo menos têm o poder – de mover a economia, gerando eficiência, produtividade e empregos.

Para que sua empresa se torne uma scale up, você precisa se comprometer com o crescimento, ter uma equipe de especialistas, desenvolver suas habilidades de liderança, trabalhar colaborativamente (dentro e fora da sua empresa), ter foco nos processos e – claro – impulsionar seu marketing estrategicamente.

E sua empresa, está perto ou ainda precisa de mais recursos para entrar para a lista das scale ups brasileiras? Conta para a gente nos comentários.


Ícaro Iasbeck
Ícaro Iasbeck

Sobre o autor

CEO da Data-Driven Marketing