13 insigths de Marketing e SEO, KPIs de vendas e muito mais!
Aconteceu recentemente, no México, o SEMRush Summer Jam 2022. Um evento exclusivo que contou com os maiores players do mundo. Dentre eles, Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica, consultoria especializada em marketing de conteúdo e SEO, não só marcou presença como referenciou alguns insights importantes destacados pelos especialistas de otimização de sites presentes. Na #ddnews de hoje, […]
Aconteceu recentemente, no México, o SEMRush Summer Jam 2022. Um evento exclusivo que contou com os maiores players do mundo.
Dentre eles, Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica, consultoria especializada em marketing de conteúdo e SEO, não só marcou presença como referenciou alguns insights importantes destacados pelos especialistas de otimização de sites presentes.
Na #ddnews de hoje, trouxemos para vocês alguns conteúdos super importantes, incluindo um especial sobre o evento SEMRush Summer Jam 2022 que comentamos aqui em cima.
Eles vão ajudar a estruturar e acelerar o crescimento do seu negócio!
- 13 insights de Marketing e SEO do SEMrush Summer Jam 2022;
- Utilize Correspondência Ampla e esteja presente nas buscas mais relevantes para o seu negócio;
- KPI de vendas: para quais indicadores comerciais sua empresa deve olhar?;
- Inside Sales: o que faz este profissional?
13 insights de Marketing e SEO do SEMrush Summer Jam 2022
MARKETING DIGITAL

Recentemente, a Semrush, plataforma de análise de marketing e SEO online, realizou no México o SEMRush Summer Jam 2022, um encontro exclusivo para convidados, e contou com a presença do fundador e CMO da Web Estratégica, consultoria especializada em marketing de conteúdo e SEO, Rafael Rez.
Sendo um dos poucos brasileiros que participaram do encontro, Rafael elencou os 13 principais pontos destacados na convenção pelos maiores players globais do setor. São eles:
1- Foco na troca de conhecimento
Sem dúvidas, um dos maiores destaques do evento foi a troca de conhecimento e em como trazer a ferramenta para uma discussão de negócios voltada especialmente para a Enterprise SEO, destinada a grandes empresas, em global SEO, para estratégias globais e multi-idiomas.
2- Cases de sucesso
Para Rafael Rez, um dos principais cases apresentados foi o da empresa NETFLIX, que abriu o evento com um insight “fora da curva” sobre eles não medirem o tráfego da home na conta de SEO, mas sim como um mérito da área de branding e de construção da marca.
3- Google Discover
Apresentado como uma potencial fonte de tráfego e como uma ferramenta importante nas áreas das notícias, entretenimento e na área de produção e venda de conteúdo.
4- Foco no e-commerce
Querendo ou não, havia muitas coisas sobre SEO focado para o e-commerce. De acordo com os especialistas do evento, a ferramenta está conectada com duas áreas fundamentais: a gestão de analytics, para mensurar corretamente a jornada do cliente, e sobre o quanto esse tipo de otimização de conteúdo está ligado à jornada.
5- Entender a fase de cada cliente
Entender em qual etapa do funil o cliente se encontra é importante para direcioná-lo ao conteúdo certo e ajudá-lo na tomada de decisão. Para isso, é preciso conhecer a jornada de cada produto, categoria e o perfil de cada persona para criar as estratégias.
6- Ganhar escala na implementação
Outro ponto importante levantado pelos especialistas, é como ganhar escala na implementação diante dos sites, e-commerces e blogs que estão ficando cada vez maiores. É necessário equilibrar a questão do cuidado com a imensidão de conteúdos publicados e continuar produzindo material para novos clientes, lançamentos e novos produtos. O ideal é reter os dados de todos esses leads para não perder potencialmente uma venda.
7- Treinamento de equipes
Além do ponto anterior, foi levantado o desafio de treinar, motivar e reter equipes, além de interagir com fornecedores de diferentes áreas e serviços necessários no sistema de e-commerce.
A saída para isso é ter uma gestão adequada ao time, uma liderança dedicada e ter entendimento C-level em relação às necessidades dessas equipes, sobre boas estruturas e quantidade necessária de pessoas para dar resultado.
8- Teste A/B
Um tópico importante de SEO são os testes A/B, com o objetivo de comparar variáveis em estratégias. Segundo Rafael Rez, tanto para tráfego orgânico quanto para mídia é importante testar diferentes campanhas, diferentes LP’s, títulos, layout, diagramação, entre outras coisas, para identificar o que funciona melhor no seu negócio.
De acordo com o executivo, existem diversas plataformas muito boas para testes A/B, inclusive o próprio Google, mas o interessante é a visão integrada e a medição disso com o tráfego orgânico.
9- Mobile SEO:
No Semrush Summer Jam, a empresa trouxe alguns dashboards para que os players da área pudessem analisar a sua página de resultados no desktop e no mobile e ver quais itens realmente fazem a diferença.
Os principais pontos eram sobre como escrever um conteúdo mais estruturado para tela pequena, a importância de ter uma conversão com atalhos para que o usuário possa pular de uma área para outra sem fazer uma rolagem muito grande e sobre otimizar as imagens para leitura também em telas pequenas, já que nem todos os usuários possuem celulares com a tela grande.
10- Equidade do nível de qualidade entre países
Segundo o especialista em marketing digital, ao longo dos anos, os players da área diziam que o mercado brasileiro costumava estar de dois a três anos para trás do mercado americano e que o mercado europeu estava de um a dois anos atrás do Brasil, mas essa defasagem caiu pela metade, com praticamente todos os países andando ‘on time’, ou quase que em tempo real. “Esse fator se dá principalmente por conta da pandemia, que trouxe muita gente para o digital”, comenta Rafael Rez.
O empresário afirma que, ainda, dentre as apresentações do evento foi possível notar que o Brasil está no mesmo nível da qualidade, em termos de SEO, dos principais players e países do mundo.
11- Desafios de implementação
A Semrush destacou os desafios de implementação de projetos de SEO nas empresas e exibiu uma pesquisa interna, com mais de 200 clientes, mostrando que 70% dos times de SEO costumam esperar de um a três meses para que uma implementação aconteça, 20% esperam de três meses a seis meses, 5% esperam de seis meses a 12 meses e outros 5% esperam mais de 12 meses para ver uma implementação se tornar realidade.
Basicamente, a conclusão do painel foi o tamanho do prejuízo que essa espera de mais de seis meses levada por cerca de 30% dos dos players traz para as empresas. Por isso é recomendado ter mais desenvolvedores e equipe alocada para essas implementações para obter resultados mais rápido e consequentemente um ROI mais acelerado.
12- Análise competitiva
A questão sobre análise competitiva parte do pressuposto que se você não mede o que os seus concorrentes estão fazendo e o tráfego deles, você está competindo “vendado” e não conseguirá reagir no tempo correto e poderá perder participação no mercado para os concorrentes.
De fato, a análise competitiva é uma área extremamente complexa, pois além de medir o seu negócio você precisa analisar os concorrentes sem ter acesso aos dados deles. Para conseguir fazer isso, é preciso fazer o uso de plataformas terceirizadas de análise, como Semrush, Similar Web e outras no mercado para ter esse monitoramento.
13- Players acessíveis
O último grande ponto interessante do evento foi a acessibilidade dos players presentes no local e a oportunidade de poder trocar conhecimento com líderes de pensamento e de inovação das maiores estruturas do mundo.
Utilize Correspondência Ampla e esteja presente nas buscas mais relevantes para o seu negócio
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Não é novidade que o comportamento dos usuários mudam constantemente. Todos os dias, 15% das buscas são novas no Google. Além disso, existe um crescente interesse por pesquisas feitas por voz, realizadas sobretudo a partir de smartphones.
O Google tem aplicado melhorias recorrentes para que usuários e anunciantes continuem a obter sucesso.
O mecanismo de pesquisas do Google está mais sofisticado e considera as buscas de uma forma holística, levando em conta a intenção da palavra-chave e novos sinais adicionais, com destaque para localização do usuário, atividade de pesquisa recente e página de destino.
A mudança, inclusive, é ideal para anunciantes que desejam mudar campanhas diretamente para Correspondência Ampla de maneira ágil. Baixo risco, baixo esforço e fácil de escalar estão entre as principais características do experimento de recomendações.
KPI de vendas: para quais indicadores comerciais sua empresa deve olhar?
VENDAS

O objetivo de medir qualquer KPI é sempre o mesmo: ao fazer a mesma pergunta várias vezes, torna-se possível comparar as respostas ao longo do tempo, mapeando os erros durante todo o trajeto.
Respostas que são consequências de questionamentos que você quer esclarecer, sobre determinado processo, de determinada área, em um contexto específico de análise e dentro de um recorte de tempo.
KPI sempre tem que estar voltado para um olhar analítico do negócio e para as dores daquele momento. O processo de vendas, a partir do digital, mudou e permitiu expandir insights inimagináveis.
A relação com o cliente saiu da vitrine e começou a ser desenvolvida uma relação ao longo de uma jornada. A compra deixou de ser imediata e as equipes de vendas agora possuem insumos mais assertivos.
Conhecer os principais KPIs de vendas é uma necessidade para quem deseja sustentar um crescimento consistente de uma empresa. E para toda resposta sobre qual KPI de vendas medir, antes ainda vem uma pergunta essencial para a compreensão da eficiência da técnica: em qual contexto determinado indicador será mensurado dentro da sua empresa?
Não existe fórmula correta. Existe o momento e o que é demandado por ele. As diferentes realidades e as diferentes necessidades. Também é devido a isso que existem diversos indicadores de vendas, para diversas finalidades.
Acesse o link e conheça mais sobre os principais KPIs de vendas.
Inside Sales: o que faz este profissional?
VENDAS

O conceito de Inside Sales está ligado ao processo de vendas digital, que acontece em uma empresa. É sobre ter um olhar analítico para o seu público-alvo, em um processo de pré-vendas que garanta a assertividade de conversão na hora da compra.
Embasada por todas as ferramentas que a tecnologia hoje disponibiliza para entrar nos detalhes, é uma metodologia que se constrói com base no relacionamento com o cliente e em como sua máquina de vendas pode ajudá-lo com sua dor.
Dado o contexto, é nítido que a metodologia, hoje tão presente nos corredores das áreas comerciais, deve ganhar ainda mais um leque de ferramentas tecnológicas para tornar o processo mais assertivo, desde a prospecção, passando pela negociação e concretizando na certeira conversão.
Saber montar um planejamento estratégico eficiente e bem estruturado para sua equipe de vendas, que percorra toda a jornada do funil, é uma demanda obrigatória para empresas que queiram escalar seus negócios no digital.
O profissional de SDR é responsável por qualificar leads, ou seja, assume um papel fundamental no início do relacionamento com um potencial cliente.
Ele acompanha de perto o consumidor interessado que ainda não fechou a compra. Prática essa que, se bem feita, gera confiança do cliente no representante de vendas, para fortalecer a conversão.
Acesse o link e saiba quais as principais contribuições que esse profissional desempenha e que, talvez, faça sentido para o seu negócio.
Essa foi a #DDNews da semana. 🚀
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